�REA RESTRITA
 
 
ACM SOROCABA
 
 

 
 
 
  Site: www.acmsorocaba.com.br « Voltar
  E-mail: acm@acmsorocaba.com.br
  Telefone: (15) 3234-9110
 
     

 

 

 

 

A ACM de Sorocaba nasceu do sonho de um jovem professor de Educação Física, José Carlos de Almeida. Relembrando a experiência da ACM São Paulo quando estudante, escreveu uma carta ao  Secretário Geral, Sr. João Lotufo, pedindo informações de “como poderia organizar uma instituição como a ACM na cidade de Sorocaba. “A resposta veio como uma forma de desafio: “Porque não a ACM, ao invés de uma instituição como a ACM?".


 

Em 1954, quando o movimento acemista começou a ser difundido na cidade, não se imagina que viesse a se transformar no que é hoje: uma das maiores ACM da América Latina e do Brasil em número de sócios, que sedia a Faculdade de Educação Física e o Instituto Técnico de Preparação de Profissionais, e foi a primeira ACM instalada no interior do país, uma vez que o movimento acemista sempre se centralizou nas grandes capitais.


 

Aceito o desafio para a fundação de uma nova ACM, foi enviado para Sorocaba o Secretário Julian Edward Haranczyk, do departamento de extensão de São Paulo, para coordenar trabalhos junto à comunidade sorocabana.


 

O movimento recebeu adesões em grande número, com responsabilidades da sociedade liderando a campanha em pról do “Triângulo Vermelho,”como eram conhecidas as filiais. “O único jornal diário da época, o Cruzeiro do Sul” publicava as manifestações da comunidade frente aos princípios e objetivos nos quais se embasava a entidade.


 

No dia 22 de dezembro de 1954, foi realizada a reunião de fundação do Triângulo Vermelho de Sorocaba, contando com a presença do Sr. Romeu Pires Osório e Julian E. Haranczyk,  Secretários Executivos da ACM São Paulo.

 

 

Foi em Sorocaba que, pela primeira vez o “Triângulo Vermelho”se transformou em uma ACM autônoma em todo País.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   
         
  Endereço: Rua da Penha Nº: 680      
  Bairro: Centro      
  Cidade: Sorocaba      
  Estado: São Paulo      
  Telefone Alternativo: (15) 3229-0300      
  Celular: Indisponível      
         
 
 
 
 


contato@ymca.org.br

 

Será um prazer atendê-lo!

 
 
YMCA © Todos os direitos reservados | E-mail: contato@ymca.org.br
Desenvolvimento de sites: GV8 Sites & Sistemas